segunda-feira, 20 de março de 2017

História das serrarias antigas - Parte 01

Serrarias antigas
Três Barras SC - Sengés PR - São Paulo SP
 Os grandes locomoveis.- Lumber - Três Barras SC
 Grandes redutores ( caixas de engrenagens) - Três Barras SC
 Locomotiva - Três Barras SC

 A “Chaleirinha” – ou, locomotiva ‘’fire-less” – sem fogo, para evitar-se incêndios, no empilhamento de madeiras serradas. A Chaleirinha era carregada com água já fervente, mas não dispunha de fornalha, devido ao risco de incêndio, por trabalhar com madeira seca. Tinha de constantemente ser reabastecida com água quente. Está em exposição no parque infantil, dentro doa unidade do Exercito brasileiro, hoje proprietário das antigas instalações da Lumber, bem em frente à antiga casa do gerente, hoje residência do oficial comandante da unidade.
 Empilhamento de tábuas.
 O skider, guindaste para arraste de toras nas frentes de corte.
 Outra foto do skidder – observe-se as caldeiras, era tudo movido a vapor
 As serras-fita trabalhando no interior da Lumber.
 Geradores de energia elétrica, também movidos a vapor – destaque para as correias que traziam o movimento dos locomoveis,
 Geradores de energia elétrica, também movidos a vapor – destaque para as correias que traziam o movimento dos locomoveis,
 As caldeiras cujo vapor movimentava tudo na indústria, usavam a abundante serragem como combustível.
 Afiação das serras – estes eram os operários mais bem pagos da serraria, pois sua função era especializada. Com na época não havia os EPI´s, era muito comum o afiador acabar surdo após anos de trabalho..


 Vista noturna do monte de serragem queimando – durante a Grande Guerra (1914-18), a serraria parou por dez meses devido à falta de mercado. Contudo, o monte de serragem desta foto permaneceu ardendo em brasa, mesmo sem ser alimentado !
 Desdobro de toras na serra-fita.

 “Chaleirinha”- Locomotiva Fire-Less Lumber e operários – 1916.
 Guindaste na frente de corte, empilhando as toras no trem com destino à serraria.
 A foto mais famosa de Claro, o trem de toras numa enchente, na várzea do Rio Negro em Tres Barras.
 Locomotiva e respectivo guindaste na frente de corte, empilhando as toras no trem com destino à serraria.

 Trem de toras, com destino à serraria.
 Lago ao fundo da Serraria Lumber. Este lago é processo americano para estoque de toras – os pinheiros em toros são guardados boiando no lago, e deste vão sendo retirados e serrados. Ocorre que o pinheiro-do-paraná é mais denso que os americanos, e, num dia de festa da inauguração do lago, as toras simplesmente afundaram, e o lago foi abandonado, sem utilidade.
 Cremalheira para transporte de madeira Serrada – 1918.- Lumber - Sengés Pr.
 Transporte de madeira serrada – década de 30 - Sengés Pr.
 Cremalheira para transporte de madeira Serrada – 1918.

 Vista Geral da Serraria, tirada da “Serra da Lumber” – fronteira PR e SP.
 Vila da Lumber – Sengés, PR - 1943.
 Vila da Lumber – Sengés, PR - 1943.
 Oficina de carroças – Vila da Serraria Lumber Morungava – 1943.
 Carregamento de madeiras – cabos de vassouras – 1943.
 Armazém na Lumber Morungava.


 Interessante foto do carregamento das tábuas serradas. O velho, o menino e os outros estão descalços, cena comum na época em todo o Brasil.

 Transporte de toras para Serraria Lumber Morungava. À frente, Mr. Hugo Kennedy – década de 30.
 Maquinário no interior da serraria – 1943.

 Trasnporte de madeiras serradas – Lumber Morungava, 1943.
 Afiação de serras – 1943.
 Maquinário no interior da serraria.

 Transporte de toras – década de 30
 Transporte de madeira serrada da Lumber, no “Capão do Alegre” – Itararé SP, 1943.
 Maquinário no interior da serraria – 1943.
 Mr. Hugo Kennedy (à direita) e os caminhões da Lumber – década de 1930.


 Camião Chevrolet “Bull Dog” – década de 40.

Os caminhões COE cab-over engine ¨cabine sobre o motor¨ cabine e capô alongado verticalmente mostrando um design diferenciado dos demais caminhões
 Lumber Morungava, 1943.

 Transporte de tora – década de 1930.


 Transporte de toras – ao centro, Dona Waldomira, esposa de Mr. Hugo Kennedy.

Desta época tenho em meu acervo alguns serras traçador em medidas diferentes, manuais e mecânicas, Gato que é a ferramenta para girar a tora e algumas cunhas em ferro.

Fotos: Claro Gustavo Jansson

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