Tive a honra de receber uma verdadeira obra de arte que é
também um documentário histórico do automobilismo brasileiro.
Realização: MAHLE Metal Leve S.A.
Coordenação: Claus Hoppen
Criação e produção: Hilda Helena de Melo
Editoração: Expressão Design
Assessoria: Deptº de Marketing da MAHLE Metal Leve
Calendário histórico que retrata provas dos anos 50 a 70,
que este ano o homenageado foi Flávio Del Mese, grande piloto gaúcho, que
muitas vitórias conquistou com os seus DKWs de limitada potência, mas que fez
furor na época, graças ao trabalho de preparação do exímio Jorge Lettry, da
saudosa equipe Vemag,
Janeiro: Uirapuru 88, com Halter Hahn, na prova “II Seis
Horas de Curitiba”, realizada no dia 11 de Setembro de 1965. Após liderar a
prova, com vantagem sobre a carretera Sinca, de Ciro Cayres, abandonada por
quebra de embreagem. Na foto é ultrapassado por Ciro, seguido de perto por
Jaime Silva. O Uirapuru, já sem câmbio, atravessa na pista.
Fevereiro: Flávio Del Messe e Joaquim “Cacaio” Mattos, com o
DKW nº 12, recebendo a bandeirada, na “ II 12 Horas da Cavalhada”, disputada em
Porto Alegre, no dia 23 de Junho de 1963. Em segundo lugar, Bird Clemente e
Mário Cesar Camargo Filho, , com o DKW nº 10.
Março: Ingo Hoffmann no ano de estréia da “Fórmula Super Vê”,
no autódromo de Interlagos, no dia 01 de Dezembro de 1974.
Abril: 2ª etapa do “Campeonato Carioca de Pilotos” –
Autódromo de Jacarepaguá – RJ, em 1968. DKW nº 40, pilotado por Bob Sharp;
Protótipo Alfazoni nº 2, pilotado por Sidney Cardoso; Berlineta Interlagos nº
33, pilotada por Heitor Peixoto de Castro; e DKW nº 43, pilotada por Fábio
Crespi.
Maio: “Prêmio Vitor Losacco”, no Autódromo de Interlagos, no
dia 25 de Janeiro de 1962. Estréia de Chico Lameirão, com o VW nº 17; de
Eduardo Celidônio, com o Aero Willys nº 39; e de Geraldo Meirelles, campeão da
prova, com o VW nº 33.
Junho: Antônio Pegoraro, com seu Citroen Traction Avant nº
38, durante o “IV Circuito de Farroupilha”, em Porto Alegre, no dia 07 de Junho
de 1953.
Julho: Joel Antônio Echel, pilotando o VW nº 20, e Voltaire
Voog, pilotando o VW nº 74, na 5ª etapa do “Campeonato Brasileiro de Turismo
Divisão 3”, no Autódromo de Turumã, no dia 10 de Novembro de 1974.
Agosto: “Primeira 500 Km de Salvador – BA”, no dia 25 de
Agosto de 1968, na frente BMW nº 2, pilotado por Chico Land e Jan Balder; ao
lado, Alfa Romeo GTA nº 23, pilotado por Piero Gancia e Ubaldo Cesar Lolli
(vencedores da prova); e, atrás, BMW nº 3, pilotado por Anísio Campos e Pedro
Victor de Lamare.
Setembro: Cesar “Bocão” Pegoraro, no Fórmula Ford nº 10, e
Claúdio Lueller, no nº 11, disputando posição na entrada da curva do Tala
Larga, no Autódromo de Turumã, no dia 17 de Setembro de 1972.
Outubro: DKW Vemag nº 12, pilotado por Chico Lameirão, na
antiga curva da Junção, no Autódromo de Interlagos.
Novembro: Prova para estreantes da programação inaugural do
Autódromo de Guaporé, no dia 21 de Dezembro de 1969. Na primeira fila, o pole
position VW nº 140, de Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, o VW nº 150, de
Arnaldo Fossá, e o VW nº 120, de Wadis António Grando.
Dezembro: “2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Viaturas de
Turismo”, Autódromo de Pinhais – Curitiba – PR, no dia 03 de Junho de 1973. VW
nº 1, pilotado por Fernando Esbroglio, seguido de perto por Fernando Barbosa, a
seguir, VW nº 41, pilotado por Paulo Bossoni, e VW nº 10, pilotado por Alfredo
Menezes Mattos.