Sua história faz a nossa história
STIHL Brasil 40 Anos
A história
A ideia de motorizar o corte de
madeira foi transformada em realidade no ano de 1926 pelas mãos do
engenheiro suíço Andreas Stihl, que sonhava em facilitar e melhorar as
precárias condições dos homens que trabalhavam nas florestas da Europa.
Afinal, naquela época a extração de madeira era manual, baseada na força
e na habilidade em lidar com machados e serras. Era o início de uma
longa história de sucesso, conduzida por um homem obstinado pela
perfeição e com uma visão incrível de futuro. A nova empresa
inicialmente fabricava acessórios para caldeira a vapor, os quais
garantiram à STIHL os recursos necessários para iniciar a produção de
motosserras. A STIHL surgiu em uma época em que os trabalhadores
abasteciam as carvoarias europeias serrando as árvores com a própria
força dos braços e punhos. No entanto, o trabalho manual foi o que
determinou durante décadas a qualidade das motosserras fabricadas pela
STIHL, que cinco anos após sua fundação em um bairro próximo da cidade
alemã de Stuttgart, chamado Bad Cannstatt, já estava exportando seus
produtos para os Estados Unidos e para a então União Soviética.
O primeiro modelo de motosserra
construído, ainda em 1926, pesava 56 quilos e utilizava uma serra de
corrente para corte horizontal movida a um motor elétrico para ser
operada por duas pessoas. Foi uma grande novidade mundial, assim como
muitos outros equipamentos desenvolvidos pela empresa durante os
próximos 90 anos. O modelo original foi apenas o início de uma série de
outros lançamentos pioneiros, como por exemplo, a primeira motosserra
movida à gasolina em 1929 e logo exportada para os países vizinhos; a
primeira motosserra portátil em 1930; ou a primeira motosserra a ser
manejada por uma única pessoa em 1950. Depois de sofrer pesados
prejuízos em consequência da Segunda Guerra Mundial, quando sua fábrica
foi destruída, a STIHL precisou ser completamente reconstruída em 1947,
reabrindo-a em Waiblingen, uma cidade alemã situada no distrito de
Rems-Murr-Kreis, próxima ao Rio Rems, e no ano de 1957, o conhecimento
(know-how) na fabricação de motores permitiu à empresa desenvolver
outros produtos acionados a motor de dois tempos. Nesta época foi
lançada a primeira roçadeira que viria seguida por outros implementos
agrícolas. Em comum, esses produtos tinham a preocupação em desenvolver
uma técnica de auto-rendimento, ergonomia e segurança para o usuário.
Com o modelo “Stihl Contra”,
criado em 1959, que pesava apenas 12 quilos e permitia uma produção de
madeira até 200% superior ao trabalho com serras manuais, o fundador da
empresa, Andreas Stihl, ficou conhecido como “o pai das motosserras”.
Em 1971, dois anos antes do falecimento do fundador da empresa, a STIHL
se tornou a maior fabricante mundial de motosserras com uma produção
anual de 340 mil unidades. Desde o início, a identidade visual foi parte
importante da personalidade da empresa, mas a padronização da marca
aconteceu somente em 1972, quando todos os equipamentos comercializados
no mundo passaram a receber as cores laranja e cinza-claro. A cor
laranja foi escolhida por ser forte e transmitir vibração. Nos anos
seguintes a STIHL continuou sua jornada de inovação através do
lançamento do modelo “Stihl 031”, com um abrangente sistema de segurança
(1972); o primeiro soprador de folhagem portátil (1983); o BioPlus,
óleo vegetal lubrificante com certificação ecológica (1985); a primeira
motosserra com catalisador (1989); o soprador de folhagem com baixo
índice de ruído (1992); uma linha de pequenos cortadores elétricos para
uso doméstico (1993); e a motosserra mais silenciosa do mundo (1995).
Com diversos outros desenvolvimentos
e acessórios, a STIHL também foi pioneira no mercado internacional,
seja com a lubrificação automática de corrente (1934), o sistema
antivibração (1964), o sistema de ignição eletrônica (1968) ou o breque
de corrente “quickstop” (1972).
A evolução visual
A identidade visual da marca alemã
passou por radicais remodelações ao longo dos anos. O logotipo original
da marca, adotado em 1928, era composto pela base de um tronco serrado.
Depois de incorporar uma serra na década de 1960, o logotipo finalmente
adotou a tradicional cor laranja e uma nova tipografia de letra em 1977.
O logotipo pode ser aplicado com ou sem o fundo na cor laranja.
Os slogans
You’ll only need one.
Stihl power. Not just for professionals.
Cutting edge thinking. (2002)
Sua história faz a nossa história. (Brasil, 2013)
Tecnologia a favor da natureza. (Brasil)