segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Música Itararé - Jararaca

 Jararaca e Ratinho foi uma dupla musical formada por José Luis Rodrigues Calazans, o Jararaca e Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, além de cantores e compositores, eram também humoristas.

José Luiz Rodrigues Calazans, o Jararaca, era filho do poeta e professor muito conhecido Ernesto Alves Rodrigues e começou a tocar sua viola aos 8 anos de idade, inspirado em seus irmãos, que também eram violeiros e seresteiros. Ainda criança, conviveu muito com os boiadeiros que vinham das Minas Gerais, onde ouvia diversas estórias, que mais tarde iriam influenciar bastante a sua música. Em 1915 aproximadamente, começou a atuar juntamente com um grupo teatral na cidade de Piranhas, em Alagoas. Dizem também que integrou o bando de Lampião por quase dois anos, e no início da década de 20 resolveu tentar a carreira artística.
Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, ficou órfão ainda bebê e acabou sendo criado por seu tios e padrinhos e foi sua tia que lhe incentivou o sobrinho na música. Começou a tocar ainda criança na Banda Musical de Itabaiana, no estado da Bahia, e em 1914 mudou-se para Recife, onde integrou a orquestra sinfônica local tocando trompete, saxofone, e ainda dava aulas numa escola de aprendizes. O apelido de Ratinho, Severino arranjou antes de conhecer o parceiro Jararaca: foi nos primeiros anos no Recife, por causa do refrão da polca "Rato Rato!" (Casemiro Rocha - Claudino Manoel da Costa) que ele costumava interpretar ("Rato, rato, rato / Por que motivo tu roeste o meu baú?...").
Por volta de 1919, Severino Rangel (Ratinho) e José Calazans (Jararaca), se conheceram quando passaram a integrar o Bloco dos Boêmios. Pouco tempo depois, em 1921, formaram o grupo Os Boêmios e tempos depois o grupo passou a ser conhecido como Os Turunas Pernambucanos, onde cada um dos integrantes adotou o nome de um animal, foi quando José Luiz resolveu adotar o nome de Jararaca.

Visita dos cunhados Eni e Emerson de Sorocaba SP



 

Novos amigos de Timbó SC visitando a Oficina Hobby, Agradeço o amigo Paulinho Perúcio por apresentar a coleção a eles.