sexta-feira, 4 de maio de 2012

CALENDÁRIO FORD 1978

Mais um "documento" raro o qual agradeço ao amigo Dirceu. Calendário ou Folhinha popularmente conhecida, da Ford 1978 comemorativa aos seus 75 anos (1903 - 1978) 
 A partir de 1903, um novo elemento começa a fazer parte da paisagem. É o Ford. Atrevido, engraçado, barulhento, pouco a pouco ele inicia uma revolução tão importante como a revolução industrial que o procedeu. Um carro que fora a obsessão de um homem, passa a ser aceito por todos, ditar regras, influir nos costumes. mudar a vida e o próprio curso da história. Esse homem, capaz de um projeto tão grandioso foi Henry Ford. Nascido em 1863, ele convivera sua infância e juventude com as grandes invenções do final do século passado. E desde cedo, sonhou também em dar sua contribuição. Sua história e a história da própria Ford: uma epopéia de pioneirismo, coragem, inteligência e espirito de inovação. É também um pouco de nossa história. Pois toda vez que recordamos o passado vemos um Ford marcando presença em nossas vidas. Sempre em dia com as exigências do presente e do futuro, a Ford comemora seus 75 anos de desafios e vitórias.
Em 1913, quando Henry Ford introduziu a produção em série na fabricação do Modelo T, ele estava revolucionando a indústria moderna. O Ford Modelo T chegou a ser produzido na quantidade de um carro a cada 10 segundos, num total de 2 milhões de unidades por ano. Mas o sucesso não parou por aí. Em pouco tempo, a Ford já enchia as ruas e estradas, e começava a conquistar os céus. Em maio de 1920, o Pres. Epitácio Pessoa concedia autorização à Ford para se estabelecer no Brasil. O local escolhido foi São Paulo, uma modesta capital provinciana com perto de 500 mil habitantes.
 Em 1935, quem tinha um Ford Lincoln Zephyr, tinha tudo na vida. Sinônimo de independência e liberdade, o carro foi sempre um símbolo definitivo de status. Presidentes, políticos, homens de negócio, atrizes e atores famosos, todos tinham no automóvel o seu sonho dourado. Além do luxo, conforto e beleza, o carro dos anos trinta tinha também um novo ingrediente: a velocidade. Henry Ford tinha criado o motor V-8, tornando seus carros mais fortes e possantes. Agora bastava usar a potência e velocidade dos motores Ford, para chegar à fama e ao sucesso.
 Desde o início, o automóvel é o melhor marcador de páginas da história. Através dele, podem ser revividos fatos alegres, tristes. ousados, curiosos, e tudo que aconteceu nas estradas do mundo. No início da década de quarenta, em vez de carros elegantes e sofisticados, outro tipo de veículo se tornava necessário: os carros militares. A Ford havia sido requisitada pelo Governo dos EUA, e se transformava numa "fábrica de guerra". Quando a guerra acabou, um novo mundo havia nascido. E a Ford também tinha novidades: um novo presidente (Henry Ford II) e uma nova concepção de veículos.
 Pelo Design avançado dos carros Ford, no início dos anos 50, já se podia prever que esta seria uma década de grandes mudanças. Nos EUA, uma verdadeira revolução foi o Ford Thunderbird, lançado em plena revolução do rock´n´roll, um movimento que prometia romper com tudo que era passado. Muitas mudanças aconteciam também no Brasil. Em 1953, a Ford inaugurava sua nova fábrica do Ipiranga, mais ampla e moderna. E logo em seguida, apresentava duas novidades importantes: o primeiro caminhão Ford e o primeiro motor V-8 Ford, fabricados inteiramente no Brasil. Para dar um toque pessoal a esses eventos, Henry Ford fazia também sua primeira visita ao Brasil, em 1959.
 Os anos 60 foram anos de grande expansão para a Ford, e uma década de confiança no futuro do Brasil. Para provar essa confiança, a Ford ampliou seu capital de 90 para 170 milhões de cruzeiros. Lançou o primeiro trator Ford Brasileiro, e o primeiro carro nacional realmente de luxo: o Galaxie. E introduziu o Ford Corcel, o carro médio mais bem sucedido dos ultimos tempos. Nessa mesma época foi inaugurada a nova fábrica de Jaboatão (PE). E a Ford ainda comprou a Willys Overland do Brasil e criou o Centro de Pesquisas Ford, o maior e mais avançado da América Latina. Em reconhecimento à atuação da Ford, foi erguido em São Paulo um busto de Henry Ford, eternizando para sempre sua memória.
Infelizmente a ultima página está rasurada, mas nas páginas iniciais a história da Ford é emocionante e sem dúvida é mais um grande documento a fazer parte do acervo da Oficina Hobby

Nenhum comentário:

Postar um comentário