segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cultura brasileira X propaganda de grandes firmas

Há tempos venho batendo na tecla que o brasileiro não guarda sua história, em outros paises faz parte da tradição das famílias contar sua história através dos tempos em fotos e objetos, para entender o que eu falo tente fazer sua árvore genealógica...

A maior parte dos itens da coleção foram resgatados das reciclagens, coisa que se não tivesse chegado na hora teria ido para a prensa! Infelizmente não tenho tempo e nem grana para ir todos os dias.

Agora imagina a dificuldade de encontrar peças de publicidades antigas e mesmos novas, é até engraçado chegar em alguma firma mais antiga e perguntar ao proprietário ou responsável sobre itens de propagandas e brindes antigos, nem termino de falar e já vem a resposta, "não tem nada, não fizemos brindes este ano" no entanto gostaria de comprar peças antigas que trazem a história dos produtos ,das marcas e da própria loja!
Coisa muito comum nos EUA e Europa, que as firmas e grandes empresas criam mascotes para brindes e mesmo peças específicas para colecionadores, exemplos acima podem ver os cinzeiros, Bibendum, Bardahl, chaveiros, medalhas da minha coleção.

Pior que eles gastam milhares de reais em propaganda para divulgar seus produtos, nós queremos comprar peças para divulgar de graça sua marca!!!!!!!!!!!

Imagina quantas oficinas e nesta onda de Vintage e Retrô quantas pessoas gostariam de ter estes produtos para decorar sua garagem ou mesmo a sala da sua casa!

Chega a ser tão ridículo que vou citar alguns exemplos da batalha para tentar conseguir algum item:
Quando o Lula apareceu na mídia inaugurando a Bacia de Campos mostrou uma miniatura de barril de petróleo, me apaixonei na hora (pela miniatura) mandei e-mail até para a presidência e muitos mas muitos mesmo, acima uma resposta da Petrobras que deu várias miniaturas para "famosos" políticos, pior de tudo foi pesquisar a firma que fabricou, horas de pesquisa no Google, em contato com a firma só fazem a produção em grande escala e nem divulgam seus produtos!!!! Tenho 2 miniaturas de barril e uma com a forma do mapa do Brasil compradas a peso de ouro no ML !
Essa resposta é da nossa querida Michelin no qual o mascote é o sensacional Bibendum, tenho alguns também comprados no ML, inclusive um em bronze Francês, é interessante eles falarem que mandam para seus representantes, moro na divisa de SP com o Paraná e de Sorocaba a Curitiba quando entro em uma loja com a marca deles, falam que nunca tiveram nada.... 
A Dunlop fez 120 anos e está divulgando nas redes sociais, olha a resposta!

Tem muitas outras histórias que poderia colocar aqui, miniatura de baterias, motores, livros comemorativos, medalhas, calendários... peças bem interessantes, bem acabadas e criativas mas que no fundo são para "puxar o saco" de políticos e grandes setores que na verdade não dão valor a estes mimos!

4 comentários:

  1. Infelizmente é um país sem cultura de coisa alguma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda bem que temos alguns amigos (loucos) que tentam preservar parte da história! Abrs

      Excluir
  2. oi amigo gostaria de saber se aceita uma doaçao de um poster da scania.caso sim mande um e-mail para rodrigoovoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir