quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Cultura do conservadorismo

É interessante, viajo, faço pesquisa, descubro coisas jogadas, largadas e enferrujadas, peças que muitas vezes compro no ferro velho e em reciclagens que os próprios donos ou órgãos públicos jogam fora, quando apareço fazendo uma proposta de resgate, vem a resposta:

DE JEITO NENHUM, É PATRIMÔNIO PÚBLICO E NÓS VAMOS FAZER UM MUSEU!

Fico contente, quem me dera chegar em uma cidade pequena do interior e a primeira visita ser no Museu da cidade, ali eu ficaria sabendo primeiramente o porque do nome da cidade, suas tradições e costumes, agora o que me deixa perplexo, é (exemplares funcionários públicos) falando em patrimônio público!

A criação de um Museu, não é simplesmente um prédio com coisas antigas, ali tem que ter a história de um povo, a história do comercio, empresa, fazenda.... que produziu e ajudou a cidade se destacar, todos pensam em peças antigas no valor comercial, mas o maior valor que uma peça tem é a sua história contada e vivida pelos seus donos, e estas não são aproveitadas!

Não basta ter uma coleção de peças antigas, tem que ter história para se contar e estas histórias são recolhidas através de anos com as pessoas mais idosas da cidade!

Pronto, falei, agora vou tomar uma cerveja gelada para relaxar! Rssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário